Frequentemente, crianças com TOD perdem a paciência;
São sensíveis ou facilmente irritáveis;
Muitas vezes ficam irritados ou ressentidos;
Frequentemente argumentam com figuras de autoridade ou adultos;
Frequentemente desafia ativamente ou se recusa a cumprir solicitações de figuras de autoridade ou regras;
Deliberadamente irrita outras pessoas;
Frequentemente culpa os outros por seus erros ou mal comportamento;
Demonstra comportamento rancoroso ou vingativo pelo menos duas vezes em um período de 6 meses.
TOD é frequentemente comórbido com outras condições de saúde mental. Os mais comuns são TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e Transtorno de Conduta. O uso de substâncias e outros problemas de comportamento são também coexistentes com TOD. Estudos sugerem que 14% a 40% com este transtorno tenham a comorbidade do TDAH, e os sintomas do TDAH precedem os sintomas do TOD. Estudos retrospectivos estimam que o transtorno de conduta é uma comorbidade que ocorre em 42% dos pacientes com TOD. Ansiedade e depressão são comumente associadas com TOD, desenvolvendo-se já na idade pré-escolar.
O plano de tratamento individualizado por profissionais de saúde para ambos, criança e família, têm se mostrado mais efetivos. A base da terapia para crianças é a habilidade de solução de problemas, enquanto para a família é o treinamento de pais focado em como responder ao comportamento da criança.
(MARGARET RILEY, MD, et. al. Common Questions About Oppositional Defiant Disorder. April 1, 2016, Volume 93, Number 7. www.aafp.org/afp.)