Avaliação neuropsicológica

O que é uma avaliação neuropsicológica?

É um processo amplo e estruturado de investigação das funções cognitivas e comportamentais, envolvendo a integração de diversas fontes de informações, por meio de entrevistas com o paciente/cuidador/responsáveis, testes psicológicos, observações sistemáticas e análise de relatórios multidisciplinares.

Quando devo fazer uma avaliação neuropsicológica?

Quando houver alterações comportamentais, no humor, no desenvolvimento infantil, ou quando houver sinais clínicos de declínio nas capacidades cognitivas (ex. atenção, memória, percepção, linguagem, orientação temporal e espacial ou no comportamento dirigido a objetivos). 

É obrigatório ter encaminhamento médico?

Não. Qualquer pessoa pode solicitar avaliação de suas capacidades cognitivas. 

Como funciona o processo de avaliação neuropsicológica?

Começamos sempre por uma entrevista com o paciente/responsáveis/cuidador para investigar a queixa apresentada, seu histórico de vida e saúde, assim como, fatores psicossociais e familiares. Depois, o paciente fará testes psicológicos que avaliam sua atenção, memória, percepção, linguagem, funções executivas, funcionamento intelectual global (QI), além de escalas para avaliação do comportamento e do humor quando for necessário. A escolha dos instrumentos dependerá da demanda que está sendo investigada no paciente. Durante o processo avaliativo, pessoas de seu convívio ou profissionais que o acompanham podem ser solicitadas a contribuir com a avaliação por meio do preenchimento de escalas, questionários, ou relatórios. Durante todo o processo, o paciente será observado e, posteriormente, tudo será integrado aos resultados quantitativos da avaliação. Ao término do processo, o paciente receberá um laudo e será feita uma entrevista devolutiva com a apresentação dos resultados e hipóteses diagnóstica. 

É possível fazer diagnóstico com avaliação neuropsicológica?

Se o seu caso for dentro do campo da saúde mental e houver dados clínicos e multiprofissional suficientes para fechar um diagnóstico, sim!

O que fazer depois da avaliação neurospsicológica?

Após avaliação, você será direcionado aos processos de intervenções que melhor se adequam ao seu caso. Comumente, ao ser encontrado déficits cognitivos, sugere-se a reabilitação.