Transformando saúde e vida

 

Sintomas cognitivos durante a transição da menopausa

 

Quase dois terços das mulheres apresentam dificuldades cognitivas subjetivas, comumente chamadas de problemas de memória, durante a transição da menopausa. Os sintomas também incluem atenção ou linguagem.

 

A menopausa é um evento discreto marcado pela cessação permanente da função ovariana, diagnosticada após 12 meses de amenorreia. A transição entre o estado reprodutivo e não reprodutivo pode durar entre 4 a 10 anos.

 

Os sintomas vasomotores (por exemplo, ondas de calor ou suores noturnos), sintomas depressivos, sintomas de ansiedade e distúrbios do sono são chamados de sintomas da menopausa, mas na verdade começam no início da perimenopausa e pioram na transição posterior da menopausa. Outras condições, como problemas cognitivos, podem aumentar durante a transição da menopausa.

 

Numa análise transversal de uma coorte populacional (N = 230), 62% das mulheres relataram problemas cognitivos subjetivos durante a transição da menopausa. Os exemplos incluem dificuldade em recuperar palavras ou números, esquecer o propósito de um comportamento (por exemplo, entrar em uma sala e sem saber por quê), perder a linha de pensamento e ignorar compromissos.

 

Além disso, dificuldades cognitivas subjetivas em mulheres na perimenopausa foram associadas a resultados de testes objetivos mais baixos. Por exemplo, um estudo transversal de 130 mulheres na perimenopausa descobriu que aquelas que relataram o esquecimento teve pontuações mais baixas (embora ainda normativas) em uma medida de atenção. Outro estudo transversal de 75 mulheres em perimenopausa relataram que o grau de dificuldade de memória percebida estava relacionado a um pior desempenho em testes de memória de trabalho e atenção complexa, e que maiores sintomas depressivos, de ansiedade, somáticos e de distúrbios do sono estavam associados a mais problemas de memória percebidos.

 

Menopausa.png

 

Abaixo, algumas perguntas comuns durante a transição da menopausa:

 

Estou tendo problemas de memória (por exemplo, esquecimento, dificuldade recuperar nomes, perder a linha de pensamento). Isso faz parte menopausa?

 

Este é um sintoma comum. Cerca de metade das mulheres experimenta esquecimento e outros problemas cognitivos como parte da transição da menopausa.

 

Outros sintomas de transição da menopausa (por exemplo, ondas de calor, sono insatisfatório e sentimentos de ansiedade ou depressão) são responsáveis ​​pelas dificuldades de memória?

 

Embora os sintomas de transição da menopausa estejam associados a dificuldades cognitivas, as alterações na cognição ao longo dos estágios da menopausa ocorrem independentemente desses sintomas. Dificuldades cognitivas podem ocorrer em mulheres sem quaisquer outros sintomas de transição da menopausa.

 

Se eu tratar meus outros sintomas de transição da menopausa, meus problemas de memória melhorarão?

 

Há evidências gerais (em circunstâncias diferentes da transição da menopausa) de que o tratamento da depressão, ansiedade e distúrbios do sono melhora a memória. Nenhum estudo aborda diretamente se o tratamento desses sintomas durante a transição da menopausa melhora a cognição. Tratar seus outros sintomas de transição da menopausa pode ou não ter um benefício cognitivo.

 

Os sintomas cognitivos (relacionados à transição da menopausa) são um sinal de que estou desenvolvendo demência?

 

A demência é muito rara na meia-idade, a menos que a pessoa tenha histórico familiar de doença de Alzheimer de início precoce. Num estudo, os efeitos ligeiros dos testes cognitivos observados na transição da menopausa foram resolvidos na pós-menopausa. Outro estudo mostrou que a dificuldade de lembrar palavras persistia na pós-menopausa, mas os resultados dos testes de memória verbal permaneceram dentro da faixa normal.

 

Devo testar minha memória?

 

Na maioria dos casos, o teste não é necessário. No entanto, se os seus sintomas cognitivos estiverem interferindo significativamente na sua vida diária, um encaminhamento para uma avaliação neuropsicológica pode ser útil para determinar a natureza e a gravidade do problema.

 

Há alguma coisa não farmacológica que eu possa fazer para gerenciar meus sintomas cognitivos durante a menopausa?

 

Déficits leves de atenção contribuem para o extravio de chaves, o esquecimento de uma vaga para estacionar ou o não registro do nome de um novo conhecido. Isto pode ser mitigado concentrando a atenção (por exemplo, marcando conscientemente a localização do carro) e usando dispositivos mnemônicos (por exemplo, repetindo novos nomes em voz alta). A atividade física e o controle dos fatores de risco cardiometabólicos são estratégias possíveis para prevenir o declínio cognitivo, mas não se sabe se melhoram os sintomas cognitivos relacionados à transição da menopausa.

 

Gail A. Greendale, MD; Arun S. Karlamangla, PhD, MD; Pauline M. Maki, PhD. The Menopause Transition and Cognition. JAMA Insights | WOMEN'S HEALTH. Clinical Review & Education. Published online March 12, 2020