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Autismo Infantil

Sinais de alterações na Integração Sensorial

 

 

  • comer e beber certos alimentos com texturas ou cores específicas
  • para dormir
  • hiper ou hiporreatividade à informação sensorial
  • interesses não usuais aos aspectos sensoriais do ambiente, como, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva,
  • fascinação visual por luzes ou movimentos,
  • aparente indiferença a dor/temperatura,
  • respostas aversivas a sons específicos ou texturas

 

Crianças autistas tendem a responder de forma exagerada ou diminuída aos estímulos.

 

A integração sensorial é um processo inconsciente do cérebro que organiza as informações recebidas pelos sentidos nos permitindo agir ou responder a uma situação de forma organizada e com objetivo definido. 

Pessoas típicas podem não gostar de barulhos, mas ser capaz de permanecer em um ambiente barulhento. O problema ocorre quando um indivíduo tem dificuldade nas suas atividades diárias por não conseguir lidar com as sensações que recebe.

Crianças autistas tendem a responder de forma exagerada ou diminuída aos estímulos. A dificuldade na modulação sensorial acaba muitas vezes sobrecarregando a criança, aumentando seu alerta ou, ao contrário, deixando um tanto ausente ao que se passa à sua volta. Crianças com autismo frequentemente apresentam dificuldades na modulação sensorial e regulação do alerta, e isso impacta na possibilidade em focar atenção e no comportamento. O estado de alerta pode variar rapidamente, podendo ser hiporresponsivas em um sistema sensorial e hiperresponsivas em outro.

A intervenção da terapia ocupacional dentro da abordagem da integração sensorial baseia-se em oferecer às crianças inputs sensoriais adequados e controlados, de forma gradual, para que elas consigam aprimorar suas ações e melhorar sua participação e interação.

Se você é profissional de saúde ou educador e lida com crianças autistas, lembre-se de analisar as atividades propostas e o ambiente que a crianças está inserida para promover e assegurar sua participação. Quem nos dirá se as estratégias estão funcionando ou não será a própria criança.

 

 

Soares & Mousinho. Tenho um aluno autista - e agora? Belo Horizone, Artesã, 2021.